Dicas
Uma vez escolhido e comprado o aparelho, na hora da instalação é preciso ficar atento à instalação elétrica, já que a tensão disponível no local e a tensão na qual ele deve funcionar devem ser compatíveis. Caso seja preciso mexer na rede elétrica, a dica é procurar um profissional especializado para fazer a alteração, mas é sempre bom lembrar que há modelos 110V e 120V.
Se o aparelho escolhido for um split, ele terá uma evaporadora, que deverá ser instalada internamente, em local onde o fluxo de ar seja paralelo à maior dimensão do ambiente, longe de fontes de calor e de equipamentos eletrônicos, e nunca atrás de móveis, cortinas ou qualquer objeto que impeça o fluxo de ar.
Já a condensadora deve ser instalada externamente, levando em consideração a posição da evaporadora de forma racionalizar tanto a utilização do conjunto quanto dos tubos usados. Ela deve ficar onde haja a menor incidência possível de raios solares, mas com boa ventilação. No entanto, evite locais como garagens, becos e corredores.
Outro cuidado essencial é em relação à drenagem da água, que é feito por gravidade. Se não for possível, a instalação de uma pequena bomba pode ser a melhor solução para evitar goteira e infiltrações. Não use recipientes inadequados, como baldes.
O técnico especializado deverá, ao final da instalação de ar condicionado, fazer um teste completo, incluindo possíveis vazamentos.